Lista suspensa

Parceiros

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Quem Somos?



Há muitos espaços para o debate cultural de artes em geral como: cinema, música, pintura, teatro, literatura, banda desenhada e outras. Estes ambientes são preciosos e exploram o poder metafórico das artes para aprofundar discussões sobre ciências e humanidades exercitando o poder dialético dos envolvidos.

No entanto, observamos que os games – apesar de já serem entendidos como a décima arte – não complementam a discussão de grande parte dos ambientes descritos acima. Os vídeo jogos, normalmente, têm destaque em veículos de mídia separados e marginalizados do reconhecimento do universo artístico e cultural: por vezes, inclusive atacados sob rótulo de "imorais".

A proposta do ADA – Arena Décima Arte – é aproximar os games das discussões culturais, artísticas e humanas. Somos da velhíssima guarda de vídeo jogadores e defendemos que os games também proporcionam uma sublimação humana que nos faz atingir novos patamares; portanto devem ser incluídos na categoria de arte.

O problema de produções estritamente comerciais (muitas imorais) afeta qualquer arte, como música, literatura e cinema; não é diferente com os games: o ADA também visa posicionar-se diante do problema. O Arena Décima Arte respeita a maneira como atualmente os games são noticiados pela WEB, porém propõe uma ruptura: busca rebuscar as análises com pontes para ciências humanas como psicologia, antropologia, história, sociologia e outros ramos do conhecimento que possam salientar os aspectos culturais proporcionados pelos jogos.

Este espaço é uma Arena simbólica; uma disputa dialética e aprofundada de diversos ramos do conhecimento sobre os jogos. Acreditamos que esta iniciativa é um passo para que os videojogos sejam reconhecidos e incluídos, verdadeiramente, no meio artístico dando forma à "décima arte".



De David Brasil: psicólogo e apaixonado pela arte em pixels
arenadecimaarte@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros