Já está disponível
na grande rede a demo de uma das superproduções mais aguardadas da história:
Beyond: Two Souls com a talentosa Elen Page no protagonismo, que será lançada breve para PS3 já no final da vida do
console. David Cage é o nome responsável por tamanha expectativa junto com a
sua equipe francesa da Quantic Dream, que apesar de já haver produzido antes,
foi em 2005, coincidentemente (ou não) no final da vida do PS2, que aprontaram
o fenômeno: Fahrenheit (Indigo Prophecy para os americanos).
Fahrenheit é um
jogo inovador, com jogabilidade inovadora. O game se aproxima de algo como um
filme interativo com uma temática um pouco mais adulta, onde suas decisões e
habilidades influenciam diretamente na direção da trama. E que trama! O ADA
preparou trechos da jogabilidade para que você poss visualizar um pouco da temática
e da diversificada jogabilidade do game. Veja abaixo:
Fahrenheit - Quantic Dreams
O sucesso
mundial de Fahrenheit preparou o terreno para a chegada Heavy Rain, em 2010
para PS3. Desta vez David Cage se destacou na primazia gráfica, mas, como nem sempre
se acerta, o game ficou muito para trás de seu predecessor. Haevy Rain peca,
primeiramente, por não possuir a brilhante barra de estado psicológico dos personagens,
em Fahrenheit a cada decisão "fútil", afeta o medidor humor; além de
tudo, o player tinha que se preocupar em não deprimir o personagem. Em
Heavy Rain, as futilidades, como brincar com uma fruta, estão lá, mas não é possível notar consequências que envolvam o jogador na tarefa, ao meu ver o jogo se tornou apenas linear. Ademais, a trama de Fahrenheit mescla realidade com fantasia, enquanto
Heavy Rain tem um foco realista.
As tramas com fantasia, penso, criam metáforas que torna mais bela
e intrigante a representação da realidade, é como na poesia e na música. A poesia nos envolve nas situações de forma muito profunda e pessoal porque deixa margem para a imaginação de cada um construir seu próprio sentido. Cada pessoa se relaciona distinta e particularmente com a arte: definir Fahrenheit em uma palavra? Poesia.
Heavy Rain - Quantic Dream
Figura renderizada em tempo real*
Parece que David Cage também compartilha desta opinião visto que disse que não conseguiu o que pretendia em HR. O diretor anunciou que o próximo jogo, Beyond: Two Souls não
será nada parecido com Heavy Rain e terá o retorno dos elementos de fantasia na
trama. O Xará Informou também que o jogo não será linear, o que torna BTS um
sonho bem próximo para os milhares de fãs da proposta inovadora de
Fahrenheit e David Cage.
*nota: sei que este post ficou um pouco pervertido, mas quis retratar a desprendida temática da Quantic Dream
BTS - Quantic Dream
De David Brasil: psicólogo e apaixonado pela arte em pixels
arenadecimaarte@gmail.com
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